Sistemas Colaborativos

Resultado de imagem para sistema de informação colaborativo


Os sistemas colaborativos estão ligados diretamente com sistemas de apoio ás operações, ou seja, sendo utilizado diariamente por vários usuários fornecendo uma melhor comunicação entre os mesmos. Eles são classificados para separar o que cada um deverá desempenhar durante o processo de um negócio, aonde esse sistema se destaca processando transações, atualizando o banco de dados da empresa, controlando processos industriais, entre outros. Ele contém três fases,  sistemas de processamento de transações, sistemas de controle de processo, sistemas colaborativos.
Quando uma equipe ou grupo se unem para exercer certo trabalho, não necessariamente eles tem que estar no mesmo local físico,  essas pessoas trabalhando colaborativamente podem render resultados muito melhores do que se elas estivessem no mesmo local, aonde um pode acabar observando alguma falha que seria mais difícil de encontrar do outro modo, assim buscando novas ideias e soluções para resolver o problema.

Resultado de imagem para groupware
O groupware pode ser definido/entendido como um conjunto de mídias digitais que auxiliam a equipe ou grupo de trabalho a se organizar, eles dependem individualmente da comunicação, colaboração e coordenação, aonde ele é composto por repositório de dados, modelo de distribuição e acesso e estrutura de desenvolvimento.
Imagem relacionada


Workflow pode ser entendido como fluxo da informação dentro de um processo, ele corresponde a um conjunto de ferramentas que permitem o projeto e a definição de fluxos, o controle da sua execução e o compartilhamento da informação nas várias etapas do processo, cujo o processo de trabalho no qual informação, documentos e tarefas são repassadas entre todos os integrantes da equipe contendo regras para exercer determinado trabalho.
deer
O conhecimento organizacional literalmente gerencia/organiza o conhecimento aonde ele é uma maneira de aumentar a competitividade de uma organização, aonde a mesma contem um tráfego de informações muito grande e uma empresa requer um sistema que às organize deixando elas compreensíveis.
Há organizações que criam programas de gestão do conhecimento que são comandados por um profissional na área, ele ajuda a projetar sistemas para descobrir novas fontes de conhecimento ou fazer o uso adequado caso já existirem, ela inclui conhecimento explícito, inteligência competitiva e o  conhecimento tácito.

Desenvolvido por Henrique Fantin e Gilson Breda Castanheira

Comentários